Nos últimos dias foi levado a cabo um ataque informático em proporções nunca antes vista. O uso de um ransomware – que parece que foi parado por 10 dólares – alastrou a milhares de máquinas em todo o mundo. O objetivo é a extorsão de um resgate – em bitcoins – para permitir o acesso ao conteúdo do nosso computador pessoal.

Que plataformas está a afetar?

Neste momento só há relatos de máquinas a correr Windows (sem estarem atualizados) afetados. Versões antigas do Windows XP parecem ser o alvo mais comum. A falha de segurança será a mesma que foi divulgada no último ataque à NSA (National Security Agency).

Significa que os utilizadores de Mac estão a salvo?

Se corre a última versão do macOS, não se precisa de preocupar. Mas se por acaso tem Windows em Boot Camp ou em alguma máquina virtual, é importante ter o sistema operativo atualizado.

Como nos podemos proteger?

Há alguns passos – essenciais – a seguir para o sistema ficar mais protegido. A atualização de software é essencial. Não é por acaso que são distribuídas atualizações de segurança. Verifique já se tem algum update em > App Store > Atualizações.

Outro passo é não descuidar os backups. Qual foi a ultima vez que foi efetuado um backup nesse sistema? Recomendamos o Time Machine ou o Crashplan.

Não clique em links suspeitos no seu email. Acredita mesmo que um príncipe da Nigéria quer transferir uma dezena de milhões? E a Nina – a sua colega de escola que nunca existiu – que está a enviar fotos? Parece suspeito, não?

COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *