No âmbito do lançamento das versões beta do iOS 10.3 e developer beta do MacOS Sierra 10.12.4, a Apple apresentou novas funcionalidades nos sistemas operativos com os destaques a irem para a função ‘Find My AirPods’ e o Night Shift no MacOS.

Quando os AirPods foram apresentados em Setembro, uma questão foi gerada em toda a comunidade face às características dos mesmos – Como é possível encontrá-los se o utilizador os perder?

A Apple atendeu à questão e na atualização beta lançada esta terça-feira, o iOS 10.3 permite localizar os auriculares wireless através da app ‘Find My iPhone‘.

Isto quer dizer que muitos irão dormir mais descansados sabendo que não se tem de estar sempre de olho nos AirPods.

apple-airpods-find-my-airpods-ios-10-3-iphone-o-futuro-e-mac-tiago-peixinhoAtravés da aplicação, é possível com que um ou ambos os auriculares toquem um som para os encontrar. Contudo, ainda temos algumas condicionantes: o facto de se basear na localização do iPhone ou iPad e do Bluetooth para mostrar a última vez que estivemos com eles.

A função permite assim localizar via Bluetooth desde que estejam ao alcance de qualquer dispositivo iOS ligado ao iCloud.

Se os AirPods estiverem perto deles, a localização dos aparelhos será utilizada como ponto de referência para onde começar a procurar.

Porém, se não estiverem dentro do alcance dos dispositivos, se precisarem de ser recarregados ou estão dentro da caixa, a app irá proceder de maneira apresentar a última localização em que eles estiveram ligados a um dispositivo.

Além disto, o novo update permite a qualquer interessado no desporto de cricket perguntar à Siri por resultados e estatísticas da Indian Premier League e do International Cricket Council. Convinha era que a Siri nos conseguisse explicar como se joga cricket.

apple-airpods-find-my-iphone-ios-10-3-siri-cricket-updates-find-my-airpods-o-futuro-e-mac-tiago-peixinho

Os developers de apps de pagamento third-party irão poder integrar na Siri as funcionalidades de pagamento e verificação do estado de contas, enquanto aplicações como a Uber poderão recorrer à Siri para marcar um serviço.

O sistema CarPlay da Apple disponibilizará atalhos para lançar as duas últimas apps utilizadas e o Maps passa a apresentar estações de carregamento para carros eléctricos,  com o 3D Touch do ícone de meteorologia a mostrar previsões de hora em hora, possibilidade de chuva e as temperaturas máximas e mínimas do dia.

Ainda no iOS, um toque no ícone do iMessage irá mostrar as apps iMessage e o Home Kit irá adicionar apoio para acessórios como interruptores programáveis.

Em falta nesta versão está um modo que foi alvo de rumores e muita contestação – “theater mode“.

Este modo iria diminuir a luminosidade do ecrã para quando estivessem numa sala de cinema contribuindo para um aumento de uso do iPhone durante as sessões.

A atualização regular dos sistemas iOS e MacOS por parte da Apple permite a adição destas funcionalidades e corrigir bugs, com o download de algumas versões beta a serem disponibilizadas ao público em geral permitindo testar em grande escala antes de o lançar para todos os utilizadores.

Desde Setembro, a última versão do iOS está a trabalhar em 76% dos utilizadores do sistema operativo. Para comparação, a última versão do Android é utilizada por menos de 1% do utilizadores.

A developer beta 1 do MacOS 10.12.4 traz finalmente aos computadores o modo Night Shift, que permite o ecrã mostrar cores mais quentes sendo mais delicado com os olhos nas horas mais tardias do dia.

Esta funcionalidade entrou em ação há menos de um ano no iOS com o lançamento da versão 9.3.

A conversão de voz para texto suporta agora dialeto xangainês mas não será possível dar ordens vocais para realizar tarefas.

Se os utilizadores quiserem obter informações de cricket via Siri, irão estar disponíveis também no Mac mas ainda não nesta primeira versão beta.

COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *