A 12 de Outubro de 2011 a Apple apresentava a sua nuvem de armazenamento, o iCloud nascia para nos dar espaço gratuito e também pago.

Para a maior parte dos utilizadores o iCloud serve apenas para efetuar o backup do conteúdo do iPhone ou iPad, mas possui outras funcionalidades.

Além da cópia de segurança do dispositivo, o iCloud permite que seja sincronizada informação como calendários, contatos, mensagens, notas e livros.

O espaço gratuito que a Apple oferece a todos os utilizadores é de 5GB. Pode parecer muito mas com a evolução do iPhone e com o aumento da capacidade de armazenamento que vai dos 32Gb até aos 256Gb este espaço gratuito oferecido pela empresa começa a ser muito limitado.

Vamos então ver o que se pode fazer para se ganhar mais espaço na núvem da Apple.

Libertar espaço no iCloud

Já devem ter visto algum popup no ecrã do iPhone ou iPad a alertar que estão no limite de espaço de armazenamento.

Aqui tem duas opções, ou resolvem a dor de cabeça comprando mais espaço para as vossas cópias de segurança ou fazem uma pequena limpeza ao vosso iCloud.

Antes de tudo isto o primeiro passo é ver como está o armazenamento da núvem. Para tal tem de seguir estes passos:

  • Definições ;
  • iCloud (aí vão ver a vossa conta com o vosso nome);
  • Vai surgir uma barra com a informação “Armazenamento”, selecionem;
  • Vão ver o “Total”, “Disponível” e por fim “Gestão”. Selecionem este último;
  • Desativem a “Fototeca do iCloud”, só por aí já vão ganhar alguns gigas de armazenamento;
  • Podem ainda verificar na lista de aplicações quais são as apps que estão a partilhar informação com a nuvem e apagar as que não vos interessam.

Desligando a sincronização das fotografias do iPhone com o iCloud vão garantidamente ganhar muito espaço, pois cada vez mais as imagens ocupam espaço precioso no armazenamento gratuito que a Apple fornece aos utilizadores.

Uma boa alternativa gratuita para efetuar cópias de segurança a fotografias e vídeos é o Google Fotos, um serviço que foi anunciado em maio de 2015 e substituiu o Picasa. Aqui o armazenamento é ilimitado e completamente gratuito.

Vejam ainda como limpar os dados “outros” do iPhone e iPad.

 

COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *